Tudo que você precisa saber sobre a realização da plástica das orelhas (otoplastia)

Você já conhece a Otoplastia? Mais do que uma cirurgia plástica da orelha, o procedimento repara problemas de auto estima em pacientes que se sentem insatisfeitos com o tamanho das suas orelhas, o que podem acontecer em qualquer idade.Quer saber um pouco mais? Então continue comigo.

Aposto que você já conheceu quando criança alguém com “orelhas de abano”, uma condição que afeta 5% da população brasileira, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O que muitos desconhecem é que da infância a vida adulta o aspecto das orelhas pode gerar desconforto no indivíduo, por questões pessoais e até mesmo bullying ou assédio moral. É aí que entra a plástica da orelha ou Otoplastia.

A cirurgia estética na orelha ainda é menos praticada do que nos Estados Unidos, por exemplo, mas vem ganhando mais adeptos no Brasil, pois além de ser indicada para adultos é um dos poucos procedimento cirúrgicos estéticos que pode ser realizado em crianças.

Os grandes benefícios da Otoplastia são a melhora da autoestima e confiança do paciente, independentemente da idade, pois, em sua maioria, as pessoas com formatos, proporções ou posição da orelha têm dificuldade de aceitação da própria imagem. Além disso, a cirurgia favorece a harmonia facial dando uma aparência mais equilibrada entre as orelhas e a face.

Quer saber se a cirurgia das orelhas é o certo para você ou seu filho? Tenho algumas informações importantes para te passar, então continue lendo!

O que é Otoplastia?

A Otoplastia é a cirurgia que corrige qualquer deformidade na orelha, seja estética ou congênita. Ela pode reparar as imperfeições da estrutura da orelha, posição ou formato. O mais comum diz respeito a orelhas proeminente, afastadas da cabeça e com falta de definição das curvas cartilaginosas, as famosas orelhas de abano.

No entanto, além desse tipo de deformidade, o cirurgião pode corrigir a laceração do lóbulo da orelha, microatia ou anotia (ausência de orelhas) ou ainda orelhas constritas. De todo modo o procedimento visa promover o equilíbrio e proporção das orelhas com a face.

A partir de que idade o paciente pode fazer a Otoplastia?

A cirurgia das orelhas podem ser realizadas na fase infantil, juvenil e adulta de qualquer paciente. Como já dito anteriormente é um dos poucos procedimentos estéticos permitidos em crianças.

A otoplastia é indicada a partir dos 6 anos, pois nessa idade já há o desenvolvimento da orelha em formato e tamanho similar a fase adulta. Além disso, nessa fase a cartilagem é mais maleável o que leva a melhores resultados e redução de chance de gerar problemas.

O procedimento de Otoplastia

Como qualquer cirurgia a primeira fase se faz com toda avaliação médica necessária. Essa é uma etapa primordial para um procedimento estético de sucesso. Por isso, além do desejo do paciente, deve-se levar em consideração o ponto de vista médico, além de exames e outras recomendações para preparação prévia.

A Otoplastia é realizada com anestesia, que pode ser sedação local ou geral. Depois é feita uma incisão atrás da orelha, pela dobra natural. Há diversas técnicas, porém a mais comum retira o excesso de pele e é realizado o enfraquecimento da cartilagem. Geralmente em casos de correção de orelha proeminente busca-se diminuir o ângulo da orelha com o crânio e refazer a anti-hélix, isto é, a dobra que fica dentro da borda da orelha.

O procedimento todo ocorre de 1hr a 3hr e o paciente tem alta no mesmo dia.

Recuperação e Resultado

A recuperação da Otoplastia é bem mais simples e rápida do que outros procedimentos estéticos, girando em torno de 10 a 15 dias, mas ainda assim requer cuidados diários para alcançar o resultado pretendido.

  • Usar uma faixa de cabelo nos primeiros 15 dias (dia e noite). E, depois disso, usá-la apenas para dormir por mais 15 dias.
  • Retornar ao médico para avaliação operatória e tomar os medicamentos prescritos por ele.
  • Permanecer em repouso nos três primeiros dias.
  •   Evitar o uso de óculos por, no mínimo, 1 mês beber bastante água, para reduzir inchaços e melhorar a cicatrização;
  •   Alimentar-se de forma saudável, para contribuir com uma boa cicatrização
  • Não lavar o cabelo nos primeiros dias para não molhar o curativo.
  • Não realizar atividades físicas pelo menos nas três primeiras semanas ou conforme orientação do médico.

A Otoplastia é uma cirurgia plástica segura e que ajuda na construção da autoconfiança e bem-estar do paciente, principalmente das crianças. Entendo a preocupação dos pais ao pensar em submeter seus filhos ao procedimento, mas além de extremamente seguro, com o profissional correto você terá todo o suporte para entender a Otoplastia, como funciona e se é ideal para o caso da criança.

Por isso, me ponho a disposição de explicar qualquer dúvida. Coloque aqui nos comentários (ou lá nas nossas redes sociais) e fique de olho no blog para mais informações importantes sobre cirurgias plásticas e procedimentos estéticos!

 

agendar-cirurgia-plastica