A cirurgia plástica é o caminho?

Você provavelmente tem aquele detalhe no corpo que deseja mudar. Seja o aumento da mama, seja afinar o nariz. Mas será que sua felicidade depende disso?

O Brasil é o segundo no ranking de cirurgias plásticas, no ano de 2015 cerca de 1,2 milhões de procedimentos foram realizados, e o número de jovens que procuram cirurgias plásticas aumentou nos últimos anos. Mas, o que te pergunto é: corrigir pequenas imperfeições é mesmo necessário? No meu consultório, atendo diariamente mais e mais pacientes que relatam o que as levou até ali. Quase a totalidade dessas pessoas passam por problemas de autoestima. Por isso, antes de qualquer coisa eu converso para saber se o bisturi é a única escolha. Afinal, estamos falando de processos dolorosos, principalmente no pós-operatório, e que em alguns casos não são a solução para a baixa autoestima.

Assim, antes de decidir entrar na sala de cirurgia responda essas três perguntas, para saber se sua felicidade realmente depende disso.

  • Você quer fazer para agradar a quem?

Se por acaso a sua resposta não foi agradar a si mesmo, não faça! Uma vez que esse corpo é seu, só seu, é você quem acorda e dorme nele. Passar por um procedimento para satisfazer alguma coisa que incomoda alguém que não é você, não tem o menor cabimento, pois lhe causará um sofrimento desnecessário. Além de aumentar a probabilidade de desencadear ainda mais problemas de autoestima.

  • Você espera que seu corpo fique igual ao de alguém?

Caso você queira a mama da atriz tal, o abdome da modelo tal. O que devo lhe dizer é: não vai ficar igual. Todos nós temos corpos diferentes, e muito provavelmente o resultado que você está esperando não vai ser alcançado. Logo, não faça nenhum procedimento, se está buscando ficar igual a alguém. Quer um exemplo? O garoto brasileiro que queria ficar igual ao boneco Ken, veja a que extremo ele foi, inúmeros procedimentos e cirurgias que o levaram a óbito. Tudo por causa do desejo de ser um personagem irreal.

  • Sua autoestima só depende disso?

É incrível como nossa vida pode mudar por causa de uma cirurgia plástica, podemos perder complexos e velhos tormentos. Entretanto, será que para se sentir melhor você precisa passar por isso? Quem sabe começar a cuidar mais de si, possa sanar grande parte dos seus incômodos.

Assim, veja o que você espera para a sua vida depois, como você se ver depois e lembre-se de como se aceitar e estar bem consigo mesmo vai além de qualquer aparência. Portanto, para te ajudar nessa decisão converse com seu cirurgião.