Procedimento x cirurgia plástica: como escolher?

procedimento-estetico

O mundo da cirurgia plástica progride a olhos vistos com diversos estudos e a ciência dando o suporte necessário para a criação de novos procedimentos. O crescimento se dá tanto no campo científico, quanto na popularização da cirurgia plástica em todo o país.

 

Em meio a tantas formas de se buscar um resultado estético que agrade à pessoa e esteja dentro da sua realidade de vida, é necessário conhecer os procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos disponíveis. Além disso, é preciso levar em consideração o que cabe para a parte do corpo que será modificada.

Reunimos aqui neste artigo alguns argumentos para ajudar no esclarecimento e na tomada de decisão.

 

Procedimentos

 

Os procedimentos têm se tornado cada vez mais populares por sua praticidade, preços acessíveis e, claro, os resultados proporcionados às pessoas. Por sua vez, existem diversos procedimentos para distintas finalidades, e a escolha passa por definir os resultados esperados.

De uma forma geral, a grande vantagem dos procedimentos é que são pouco invasivos. Isso quer dizer que diminuem significativamente as incisões, cicatrizes e a sua complexidade. Com isso, não é preciso pós-operatório e afastamento das atividades diárias, o que se mostra uma grande vantagem para a maioria das pessoas.

As técnicas de preenchimento faciais são as mais populares. Pequenas injeções são aplicadas em pontos específicos do rosto em ambos os casos, contudo têm ações diferentes. Os preenchedores faciais são aplicados em regiões com a presença de rugas, que são preenchidas, além de estimularem a produção de colágeno. 

Duas novidades recentes têm elevado o preenchimento facial a outro nível: o Ellansé e o MD Codes. O primeiro trata-se de uma nova geração de preenchedores, que eleva o nível e a durabilidade dos resultados. Ele foi recém-aprovado pelas autoridades brasileiras e promete uma pequena revolução no segmento.

Já o MD Codes é uma técnica de mapeamento do rosto que determina os melhores pontos de aplicação do ácido de preenchimento para conseguir o resultado esperado. A técnica foi desenvolvida pelo cirurgião plástico brasileiro Maurício de Maio em mais de vinte anos de pesquisa e tem tido aceitação no mundo inteiro.

A região do rosto e do colo são as mais propícias a receber procedimentos mais simplificados, muito embora haja alguns com mais incisões, como a sutura silhouette. Na busca pelo rejuvenescimento facial, existem muitas opções para médicos e pacientes debaterem antes de tomar uma decisão.

 

Cirurgia plástica

 

Erroneamente a cirurgia plástica às vezes é associada a mudanças por motivos considerados desnecessários por muitas pessoas. Mas a verdade é que os procedimentos cirúrgicos são desenvolvidos para devolver a normalidade e a autoestima às pessoas, seja por meio de uma reconstrução ou mesmo por opção estética.

Nesse sentido, há cirurgias possíveis em várias partes do corpo e recomendadas para situações distintas. Rosto, orelhas, colo, seios, glúteo, abdômen são todas partes elegíveis para a realização de plásticas.

As de maiores visibilidade são as mamoplastias de aumento – ou o implante de próteses de silicone para o aumento dos seios. Essa cirurgia ajuda a dar maior proporção à região do colo da mulher e harmonia corporal. Contudo, o implante de prótese também é usado em procedimentos que buscam o efeito lifting, que erguem os seios da mulher.

Outro procedimento comum é a abdominoplastia, capaz de deixar a barriga mais chapada com a retirada dos excessos de pele e gordura. Geralmente é um procedimento associado à lipoaspiração, para dar mais contorno à região abdominal.

É básico compreender que todo procedimento cirúrgico precisa ser acompanhado de uma bateria de exames e precauções antes e depois da sua realização. As pessoas submetidas a uma cirurgia plástica precisam planejar bem o momento para passar pelo pós-operatório da maneira mais confortável e segura possível.

 

Sua decisão

 

Claro que uma cirurgia plástica ou um procedimento não cirúrgico não será escolhido apenas baseado na vontade. Cada parte do corpo e situação dão abertura a algumas possibilidades. Para tomar a melhor decisão é preciso conhecer os procedimentos com profundidade por meio do seu médico, o único profissional autorizado a recomendá-los. Fazer uma consulta é uma forma é o primeiro passo.

 

agendar-cirurgia-plastica