Pós-operatório: cuidados para ótimos resultados

Já falei aqui sobre como o pré-operatório influencia no bom resultado da cirurgia plástica. Por isso, chegou a hora de conversar sobre a importância dos cuidados pós-operatórios, período onde os resultados dos procedimentos são sentidos e melhorados.

Diariamente, no meu consultório, muitas pacientes me perguntam sobre os riscos durante e depois da cirurgia e como será a recuperação. Pensando nisso, elenquei os principais cuidados que você precisa ter depois de sair da sala de cirurgia, mas não esqueça que cada cirurgia exige alguns cuidados específicos que o seu médico vai passar para você.

 

  • Cumpra todas as orientações do seu cirurgião

 

Certo, você pode até pensar “Dr Thiago, isso é óbvio”, mas a verdade é que como cirurgião e médico vejo muitos casos de pacientes que passam por problemas ou não conseguem um resultado excelente porque simplesmente ignoraram as orientações do médico. Logo, meu primeiro tópico reforça isso: para um pós-operatório tranquilo, siga tudo o que seu cirurgião falar e, em caso de dúvida, entre em contato com ele.

 

  • Obedeça o tempo de repouso

 

Quando falo sobre esse ponto, estou falando sobre respeitar o tempo de cicatrização: não realizar atividades físicas antes de acabar o tempo determinado pelo seu médico e tomar cuidado com os esforços realizados no dia a dia. Ou seja, nada de fazer uma mamoplastia e levantar os braços, pegar pesos e etc.

 

  • Cuidado com as medicações e cigarros

 

Bem, não tome medicamentos que não foram receitados pelo seu médico e  não volte a tomar anticoncepcionais em um prazo menor do que um mês após a operação, visto que eles podem aumentar a chance de trombose. Por fim, caso você seja fumante, não volte a fumar antes de completar um mês da cirurgia, pois assim como o anticoncepcional, o cigarro aumenta os riscos de trombose.

 

  • Alimente-se bem e beba água

 

Uma boa alimentação contribui com para uma boa imunidade, evitando que você venha a adoecer em um período que já é bastante delicado. Logo, beber água também vai contribuir com a sua imunidade, além de contribuir com a recuperação.

 

  • Faça drenagens e utilize os equipamentos de proteção

 

Eu já falei em vídeo sobre como a drenagem linfática faz toda a diferença no resultado da abdominoplastia, pois ela reduz o inchaço causado pela cirurgia e evita problemas como a fibrose. Já os equipamentos de proteção são importantes, ajudam também a amenizar os inchaços decorrentes das operações realizadas.

Bem,  esses são alguns dos cuidados básicos para você que passará por uma cirurgia plástica. Sem dúvida é um período de muito cuidado, mas que quando bem feito garante o sucesso total do procedimento realizado. Lembre-se de que a conversa com seu médico faz toda a diferença, pois ele está preparado para responder todas as suas dúvidas e dar o suporte necessário durante todas as etapas.

Alguma dúvida? Entre em contato e marque já a sua consulta.