Lifting facial: entenda o procedimento

cirurgia-tirar-rugas

Já mencionamos algumas vezes como o rosto e o pescoço são as áreas do corpo que mais revelam a passagem do tempo. A juventude, quando começa a ir embora, deixa suas marcas em forma de rugas, excesso de pele e flacidez. Isso causa aflição em muitas pessoas.

Para que isso não seja um temor ou um limitador da autoestima, o procedimento de lifting facial é uma alternativa que proporciona excelentes resultados de rejuvenescimento. O processo de envelhecimento é contínuo, mas pode ser atenuado por meio de cirurgia plástica e trazer de volta um aspecto mais jovial para o rosto e o colo.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre o lifting facial e tudo o que envolve a decisão pelo procedimento.

O que é o lifting facial?

Como o próprio nome sugere, é uma cirurgia para levantar o rosto. Ou seja, parte da premissa de que o tempo e a gravidade incidiram sobre a pele, deixando-a flácida e cheia de rugas. Tecnicamente chamada de Ritidoplastia, consiste em um procedimento cirúrgico que busca atenuar os efeitos do envelhecimento agindo sobre os vincos profundos, as gorduras localizadas, a perda de tônus muscular e a pele frouxa.

A cirurgia da face é um procedimento de rejuvenescimento que age sobre os diversos aspectos do rosto, sem alterar a aparência e deixando resultados naturais. É uma espécie de requalificação que procura restaurar a jovialidade e o brilho nos olhos dos pacientes.

Para quem é recomendado?

Procedimentos cirúrgicos estéticos são uma escolha bem individual. Contudo, se juntar as queixas e insatisfações de uma pessoa e uma boa opinião médica, é possível chegar à indicação do lifting facial como melhor opção de tratamento.

A partir dos 40 anos, quando o rosto começa a dar bons sinais de envelhecimento, já é possível fazer a cirurgia. Muitos reclamam da aparência cansada e de alterações na face, como volume, flacidez e perda da elasticidade. Quanto mais cedo for feita a cirurgia, melhores os resultados.

Para tanto, o paciente deve procurar o médico e discutir plenamente o tratamento, uma vez que é uma intervenção cirúrgica. Uma boa saúde é fundamental e se recomenda muito ficar longe do cigarro, que é maléfico tanto para a cirurgia quanto para a manutenção da jovialidade da pele.

Como é o procedimento?

O lifting facial age nas região das pálpebras, pescoço, mandíbula e região frontal do rosto, compreendendo nariz e testa. Ou seja, é uma intervenção que cobre praticamente toda a área de face. Dessa forma, por ser uma cirurgia com um bom grau de intervenção, é necessária a internação e geralmente a anestesia geral para realizá-la.

A técnica consiste em fazer pequenas intervenções na pele para que o cirurgião consiga tracionar o tecido e remodelá-lo, reposicionando-a e obtendo volume nas depressões do rosto. Os cortes na pele são pequenos e localizados por trás das orelhas, no couro cabeludo e abaixo do queixo, regiões bem discretas do rosto. A cirurgia poderá durar de duas a três horas, a depender do caso do paciente e da opção de outros procedimentos associados.

No pós-operatório, é recomendado o repouso, cuidados com os movimentos da cabeça e com os cabelos sobre os cortes, além de seguir estritamente as recomendações médicas. Os resultados são bem naturais, sem o aspecto marmóreo, e em pouco tempo a pessoa volta à ativa e mais jovem.

E você, se interessou pelo procedimento? Marque uma consulta para avaliar seu caso.